Circula pelas redes sociais informações de que o presidente Jair Bolsonaro tem compartilhado em grupos de WhatsApp um vídeo que convoca a população a participar, no dia 15 de março, de atos pelo país contra o Congresso Nacional.
A informação foi divulgada inicialmente pelo jornal “O Estado de S. Paulo”. No vídeo, não há nenhuma fala de Bolsonaro. Apenas uma convocatória para defendê-lo. O Planalto ainda não se pronunciou a respeito.
Segundo a “Folha de S.Paulo”, apoiadores de Bolsonaro postam nas redes e por WhatsApp imagens de ataque ao Congresso, retirada dos comandantes da Câmara e do Senado e de alusão ao uso das Forças Armadas no movimento.
Ainda de acordo com o jornal, o próprio Bolsonaro encaminhou a amigos um vídeo que convoca a população a ir às ruas no dia 15 de março para defendê-lo. A informação foi confirmada pelo ex-deputado federal Alberto Fraga (DF).
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi ao Twitter manifestar preocupação com a possibilidade de Bolsonaro ter compartilhado o vídeo. Segundo o tucano, se a informação for verdadeira, o Brasil passará a viver “uma crise institucional de consequências gravíssimas”. “Calar seria concordar. Melhor gritar enquanto se tem voz, mesmo no carnaval, com poucos ouvindo”, declarou FHC.
Apoiador de Bolsonaro, o empresário Winston Ling teria confirmado também pelo Twitter que Bolsonaro estaria convocando a população a participar do protesto contra o parlamento. A confirmação, no entanto, gerou desconforto entre bolsonaristas, que pediram para o empresário apagar o que havia escrito.
A manifestação, marcada para 15 de março, é uma reação à fala do ministro-chefe do GSI, general Augusto Heleno, que chamou o Congresso de “chantagista” na semana passada. O governador de São Paulo, João Doria, avaliou a realização do protesto como inoportuna.
Jair Bolsonaro — Foto: Andre Coelho/Bloomberg
source https://opengeekhouse.com.br/2020/02/26/redes-repercutem-mensagem-atribuida-a-bolsonaro-chamando-para-ato/
No comments:
Post a Comment